Waze utilizará bluetooth para aprimorar posição do GPS em túneis no Brasil

Usuários do Waze que moram em cidades com uma grande concentração de habitantes já devem ter passado pela situação de entrar em um túnel, perder o sinal GPS, e acabar pegando o caminho errado ou não ter condições de reportar um problema que encontrou em seu trajeto, mas pelo visto, isso está prestes a mudar.

Para resolver essa “pedra no sapato“, a Waze — que no começo do mês classificou nosso país como um dos melhores para se dirigir — através de um projeto piloto com início marcado para outubro, instalará beacons Bluetooth dentro dos túneis, para ajudar na comunicação do app com os smartphones dos motoristas.

De início, o projeto abrangerá as cidades do Rio de Janeiro, Paris, Haifa e Pittsburgh, e contará com a ajuda de parceiros locais como, por exemplo, entidades de trânsito e monitoramento urbano, que ficarão responsáveis pela instalação dos dispositivos.


Através de uma nova atualização, o Waze avisará usuários para ligar bluetooth antes de entrar nos túneis
No RJ, a tarefa de instalação ficou por conta da CET-Rio, em colaboração com o COR (Centro de Operações Rio). Os beacons terão baterias que duram de 5 a 6 anos, uma ampla capacidade de transmissão, e design adequado para instalação nas paredes de concreto.

Nesse primeiro momento, serão instalados 1000 beacons, 250 em cada uma das quatro cidades participantes, distribuídos a cada 40 metros e cobrindo uma média de 40km de túneis ou 10km da cidade.

O COR ainda não definiu quais túneis receberão a novidade no Rio de Janeiro, mas pelo menos, já sabemos que usuários poderão reportar acidentes, batidas, obras ou engarrafamento, isso é, desde que seu bluetooth esteja ligado, é claro. A reportagem dos eventos, no entanto, não acontecerá em tempo real, sendo enviada apenas quando o dispositivo estiver com conexão disponível à internet, mas pelo menos, a localização exata, nesse caso, não será perdida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *