Até que foi rápido: Nexus 5 já tem versão estável do Android 7.0 Nougat

Donos de Nexus 5 têm o que comemorar nesta sexta-feira (16). O aparelho, deixado de fora pelo Google na onda de atualizações oficiais do novo Android, já possui uma versão pura do 7.0 Nougat estável para instalar. Menos de um mês após o anúncio no fórum XDA, o desenvolvedor Santhosh M eliminou os problemas iniciais e liberou o software como utilizável no dia a dia.

Isso quer dizer que todas as conexões do Nexus 5 funcionam com o Nougat baseado no AOSP, incluindo Wi-Fi, Bluetooth, NFC, GPS e conexão de dados 4G. O mesmo vale para a câmera, ligações de voz e todos os outros recursos nativos. É um conjunto de vantagens suficientes para considerar um sistema devidamente liberado para uso por qualquer pessoa.

Mas, há muito mais. Segundo testes realizados pela comunidade e moderadores do XDA, o desempenho do Nexus 5 equipado com Nougat é bastante fluido. Vídeos online do YouTube e off-line do MX Player e VLC rodam perfeitamente, e o mesmo vale para apps populares como Facebook, Instagram e Twitter. A performance é de uma verdadeira ROM original.

Os benefícios incluem até o modo multijanela, algo que consome muitos recursos de um hardware já ultrapassado – o Nexus 5 tem processador Snapdragon 800 e 2 GB de RAM. Os apps abrem normalmente com a tela dividida, embora testes apontem uma certa lentidão na hora de voltar para um dos programas em tela cheia.

Para instalar, como sempre é o caso desse tipo de sistema criado de forma alternativa, é preciso ter o bootloader desbloqueado além de uma recuperação customizada. No caso do Android 7.0 AOSP do Nexus 5, é preciso instalar especificamente a TWRP, além de fazer um wipe completo antes de instalar a ROM.

Os detalhes estão no fórum do XDA, no link da fonte.

O LG Nexus 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *